Este Blog é dedicado a Marise.

sábado, 30 de abril de 2011

PASSAGEIRO (NAS CATEDRAIS)

(Para minha amiga Anna Secomandi)


Tenho viajado de catedral em catedral
vezes silencioso
outras barulhando sinos
para dizer da minha presença;
vezes pagando dívidas
outras contraindo-as
mas sempre honrando palavras
para dever menos.

Tenho viajado de catedral em catedral
e quando estou no centro de suas naves
vejo como funcionam engrenagens humanas
que mesmo solitárias não funcionam sós:
peças por peças movem-se dependentes
e independentes das minhas próprias.

Quando iluminadas as catedrais
uno fios
reparo molas
e tiro seus rangeres com óleos das lamparinas
que mesmo quando sem chamas
é o bálsamo que encontro
 - somente nas catedrais -
para os consertos precisos.

Os talentos para o sustento de cada hora
são extraídos das catedrais invisíveis
mas vistas apenas em presenças sentidas no interior:
             tão poucos talentos!...
             tão tantos haveres!...

Sou viajeiro
passageiro nas catedrais
que permanecerão nas lembranças
nas ruínas
nas reformas
dos tempos que me levam para a próxima catedral
até quando for mudado
o meu estado de matéria
não sei quando
porque velho
porque manco
porque falho
quase cego
canso fácil...

Mas sei que a distância entre as catedrais e meu destino
se encurta e me alonga por igual...
afinal é para isso que tenho viajado
de catedral em catedral.


                                         Neuzamaria Kerner
                                           (talvez Sandro em 30/04/11)

Um comentário:

  1. AMIGA QUERIDA, NÃO SEI AINDA O QUE DIZER DO SEU "ESCRITO"... TOCOU-ME NO FUNDO DA ALMA...NÃO TENHO DÚVIDAS QUE SÃO PALAVRAS PARA MIM!TENHO QUE SABOREAR A ESSÊNCIA DE CADA PALAVRAE , ATÉ MESMO , CONVERSAR UM POUCO COM VC SOBRE ALGUMAS COISAS...
    SÓ POSSO DIZER "OBRIGADA "PELO AMOR QUE SERVIU-SE DE VC PARA FALAR AO MEU CORAÇÃO.BJS ANNA

    ResponderExcluir